domingo, 3 de fevereiro de 2008

Reiho - Saudação Cerimonial no Karatedo



O Cerimonial de início e conclusão de uma aula (Reigisaho)

«Reigisaho» significa “código de etiqueta”. Qualquer arte marcial pressupõe a existência de disciplina na sua execução e aprendizagem; uma arte oriental não se pode conceber sem etiqueta. Diz-se que a arte marcial japonesa começa e termina pela delicadeza e respeito mútuo, indispensáveis à elevação da personalidade.
A compreensão da importância do cerimonial é fundamental. A saudação é uma introdução à aula que permitirá ao praticante afastar a mente das preocupações e stress quotidianos, permitindo-lhe a concentração que a prática das artes marciais exige. Por outro lado, as artes marciais tradicionais desenvolvem, através da sua prática a agressividade de cada indivíduo (não confundir com violência). A saudação evita a degeneração de comportamentos agressivos, impedindo a falta de respeito pelo parceiro de treino.
Cada praticante, ao entrar no Dojo, deve deixar as sandálias voltadas para fora, entrando e saindo sempre de frente com uma saudação Ritsu Rei (de pé) em direcção ao Kamiza (parede principal do Dojo), ou ao Mestre, se este estiver presente, depois de lhe pedir autorização para entrar ou sair, através do levantamento do braço, demonstrando assim respeito ao lugar da prática.
O Senpai (aluno mais graduado) dá a voz de “Segatsu”, isto é, (Alinhar). Nessa altura os alunos alinham de pé dispostos por graduações. De salientar que, durante o alinhamento, os alunos devem assumir uma postura correcta, de pernas unidas, com o Gi (fato) e o Obi (cinto) devidamente compostos.
De seguida o Sensei (Mestre) coloca-se em posição frontal e será ele o primeiro a assumir a posição de Zazen (posição de joelhos), como indicação de que o cerimonial se iniciou.
O Senpai dà a voz de “Yoi” (ordem de atenção) e “Seiza” (sentar na posição de joelhos).
Segue-se a voz de “Mokuso” (Meditar / Concentrar), para uma breve libertação e concentração da mente. Após este período de reflexão, à voz de “Mokuso Yame” (Parar de meditar), o Sensei vira-se de frente para o Kamiza e o Senpai dá a voz de “Shomen ni Rei” (Saudação para a frente) e que representa o respeito pelos Mestres que nos antecederam e que nos legaram a arte que praticamos.
Seguidamente, á voz de “Sensei ni Rei” (Saudação para o Mestre), e depois deste se voltar para os alunos, simultaneamente, alunos e Mestre, cumprimentam-se entre si, e que traduz o respeito devido ao Mestre, como representante, através da actividade de ensino e de aprendizagem do Budo.
Terminado o cerimonial em Za-rei (saudação em Seiza), o Sensei levanta-se, e o Senpai, dà voz de “Kiritsu”, que é a ordem para levantar.
Quando todos os Karatekas estiverem de pé, após o cerimonial, soará uma última voz “Otagai ni Rei” (Saudação para todos), e todos voltam a fazer uma saudação entre si.
No final do treino segue-se o mesmo cerimonial.
Tome-se em atenção que toda e qualquer saudação, deve ser proferida com a palavra “OSS”, que significa um cumprimento de grande amizade que deve existir entre os praticantes, Instrutores e alunos.
Existem outras ordens durante a aula e que são dadas pelo Mestre:
Hajime – Iniciar, começar.
Yame – Parar.
Matte – Esperar.
Yasume – Descansar, descontrair.
Kaette – Virar, voltar.
Kamaete – Ordem para tomar a posição de ataque/defesa.
Ippon-Kumite – Exercícios com parceiro com 1 ataque e 1 defesa.
Jyu-Kumite - Exercícios controlados com parceiro em que as formas de combate são livres.
Jiyu-ippon-kumite – Combate livre (controlado) com um só ataque.
Ritsu-rei – Saudação de pé.
Za-rei – Saudação em seiza

Copyright (c) - 2008 Carlos Matos APAMI